Tokusatsus

Oi, como vai você? (PC Siqueira feelings)

Nun liebe kinder, gebt fein acht. Hoje não vou escrever sobre mais um conto que ocorreu comigo, só pra dar uma variada. Hoje falarei sobre aquele que foi o estilo de programa televisivo mais bem sucedido do final da década de 80 e início da década seguinte aqui no Brasil, graças à extinta TV Manchete. Estou falando dos saudosos seriados com heróis japoneses que um dia rechearam nossas TVs.

A reação em cadeia para que escrevesse sobre esse assunto começou ontem quando eu, pra variar, estava zoando o Pride e citei Gyodai, o vermezinho descerebrado que aumentava os vilões em Changeman e isso culminou comigo hoje de tarde assistindo todas as aberturas desses programas que assistia quando era pequeno e decidi fazer uma seleção desses clássiscos dos defeitos especiais.

Começando com Super Sentais, que eram os grupinhos que tinham um robô gigante pra matar os bichos que tomaram uma overdose de pílulas de penis enlargement. Nada melhor que iniciar com Google Five:

Esse foi um dos primeiros, mas por mais incrível que pareça, eu me lembro dele passando em 2000 ainda. Muito animal essa abertura, os efeitos especiais super avançados, as explosões, os caras pulando com as motos, pulando de ponte sem proteção nenhuma, praticando rapel, batendo nos outros, praticando hockey, fazendo só coisas ultra-radicais, todos exceto o gordo, que só cuida de animais no zoológico… Esse é o único Super Sentai que me lembro de possuir um cara como o amarelo e somente uma mulher.

Flashman, o meu Super Sentai favorito. Os caras cresceram no espaço, trabalhavam numa estação espacial, tinham motos, carrinhos e aviões que viravam o robozão. A abertura já mostra do que o povo é capaz, o cara luta com uma espada E uma pistola (a razão, não sei. Deve ser pra poupar munição, sei lá.), o outro arrebenta as correntes com somente sua força, outro ainda faz um break dance e a rosa desvia de uma explosão com um efeito que eu faria com uma tekpix, deve ser por isso que ela tá tão brava… Novamente, todos muito radicais, exceto a amarelinha, que só dá uma voltinha e não faz mais nada…

Vamos agora pros Metal Heroes, que são os caras fodões que tem uma armadura fodona, vamos começar esse estilo com o ninja mais louco, Jiraya (não, não é o do Naruto):

Olha isso!!! O cara pula de helicópteros em um caminhão E DEPOIS AINDA PULA EM UM OUTRO CAMINHÃO!!! Como se isso não bastasse ele ainda cai dentro do seu carro, visualmente um carro automático, jiraya era foda, além de ninja era rico pra caralho, pois se hoje ainda á uma diferença de preço, imagina como não era na década de 80… Dá cavalos de pau no cascalho, foge dos perseguidores, que estão nos super-velozes Gols quadrados japoneses. E as garrinhas então??? Quem nunca pediu um par daquelas pro Papai Noel pra poder escalar o muro da sua casa??? Além de tudo, ele ainda pulava de arranha-céus e atravessava prédios inteiros apenas escorregando em sua barriga. Você se pergunta como ele faz isso? ELE É UM NINJA, PORRA!!! Jiraya era foda, mas nada se comparava à Espada Olímpica!!! DE ONDE TIRARAM UM NOME DESSE??? Essa pergunta permeia a minha mente até hoje, mais de 15 anos depois…

Esse é, sem sombra de dúvida, o mais famoso, Jaspion. A não curto muito a abertura traduzida, mas já que a Manchete fez isso, vamos colocar essa mesmo. Jaspion era foda, o cara lutava sozinho contra o Satan Goss e a turminha dele. O cara era tão foda que era japonês e tinha cabelo Black Power. Ele atravessava distâncias enormes apenas deslizando pela terra e tinha o gigante Daileon, que também era uma nave espacial. Na abertura dá pra ver toda a tecnologia presente em sua armadura através das “blueprints” da mesma. Pra finalizar, se você está se perguntando como ele e a mulherzinha saíam no espaço sem morrerem, a mulherzinha era uma andróide, já ele eu não sei. Deve ser porque foi criado por aquele velhinho lá…

Agora vem um dos meus favoritos…

Black Kamen Rider!!! Esse foi o primeiro, nem lembro dele, mas coloquei pra falar dos detalhes da abertura. Olha que coisa louca, o cara era um mutante, que tinha uma armadura de grilo (tá, eu sei que é gafanhoto…) e uma moto de grilo também!!! Atenção para essa moto, ela deve ser tão potente que uma habilitação do tipo ACC deve ser suficiente para pilotá-la, mas mesmo assim era animal, olha ele correndo na beira do mar!!! ELE ATÉ ABAIXAVA PRA AUMENTAR A AERODINÂMICA!!! Isso sim que é radical… Ele devia estar muito rápido naquelas cenas, olha os pombinhos voando assustados com a sua passagem, quase que ele não consegue alcançar eles… E a música com o cantor sussurando o Black??? Com certeza ele fez isso porque não queria ser processado. Mas nada é melhor que aquela cena do pulo, NADA!!!

Kamen Rider Black RX… Esse sim é o nosso eterno vigilante combatendo as forças do mal… Pode ver que ele se cansou da mobilete, agora ele tá com uma outra moto. ESSA SIM!!! Agora não é mais uma mobilete de grilo, é uma CG 125!!! A mãe dele deve ter ficado muito orgulhosa disso. Ele tinha amiguinhos dessa vez, um era um ciborg, não lembro do resto, nem daquele carro, mas tá valendo.

Esse era o que eu mais gostava, sem dúvidas. Machine Man… Eu lembro que tinha umas coisas deprês, mas mesmo assim eu gostava. Só fui lembrar o nome a uns três anos quando conheci o God of Ócio e ele me falou, se não eu estava no vácuo até hoje… Vamos à análise: Por conta desse programa eu sempre quis ter um carro que se dirigia deitado, além disso ele ainda voava!!! Pra que mais? Mas tinha mais!!! Procurar estacionamento? NUNCA! Ele virava uma capinha quando você parava de usar. Mas o que me deixa mais pensativo nessa abertura é quando ele salva o cachorrinho, a moto tá parada em um estacionamento, ele dá um salto sobre ela, vai parar na rua, dá uma cambalhota no chão pra pegar o cachorro e agora para tudo, tem carros estacionados na rua atrás do cachorro, mas quando ele rola (olha a mente poluída!!!) no chão e salva o cachorro, NÃO TEM CARRO NENHUM PERTO DELE!!! Por isso esse cara era foda… Sem mais meretíssimo.

Obviamente os americanos invejaram e fizeram os Mighty Morphin’ Power Ranger.

Os efeitos são melhores, mas também pudera com uma década de avanços, né? Para quem não sabe, Power Rangers todo ano pegava a história de algum Super Sentai e adaptava, foi assim até pouco tempo, quando a Disney resolveu remasterizar os antigos a gastar mais dinheiro com produções novas, por isso que as coisas nunca fizeram muito sentido de uma temporada pra outra, isso me foi contado pelo Pride e confirmado pela Wikipedia hoje. Mas algo realmente me intrigou muito quando parei pra pensar… Por que o Power Ranger preto é justo o melaninado da turma? A resposta veio nesse vídeo, algo que destruiu a minha infância, mas que me rendeu muitas risadas.

Onde está seu deus agora, hein? Desculpem por não trazer a versão legendada, a que eu tinha visto não tinha a cena final, mas mesmo assim não é muito difícil entender o que é falado, só é necessário lembrar que “period” também pode ser traduzido como menstruação, no mais é tudo bem tranquilo.

Vendo esses vídeos eu fiquei pensando que deve ser por isso que tantos amigos meus preferem as orientais, fomos bombardeados desde a infância com essas mulheres e isso deve ter nos influenciado de alguma maneira.

Como sempre, os Tokusatsus também foram motivo pra zoar Pride, como podem ver nesse print:

Foi instantâneo, ele falou e eu respondi, minha mente funciona a 150% quando é para sacanear o Pride.

Posteriormente Envy completa dizendo que Pride seria o PERM MORPHED POWER RANGER. Nada mais perfeito que isso, queria ter um print dessa conversa… Se você pensa “Ah, mas os Rangers são por cores.” Veja novamente o vídeo do Zordon Racista, lá tem o Jorge e seu Power Sombrero.

Um dia eu tava de bobeira em casa, a alguns anos atrás, e baixei alguns episódios de Black Kamen Rider, um amigo estava lá quando fui assistir o primeiro. Se você pensar em fazer algo assim um dia, aqui vai uma dica: Não faça. Existem coisas que é melhor ficarem só na lembrança mesmo. Além dessa, chegamos a uma outra conclusão, muitos me xingarão após isso, mas eu vou ter que falar: Japoneses são escrotos. COMO ELES CONSEGUEM FAZER ALGO DAQUILO??? Ainda bem que só assistia isso quando era pequeno, nessa fase qualquer coisa é boa…

Nada melhor que um texto gigante no descanso da copa do mundo para esse blog empoeirado, não?

Não. 4hs Pesquisando material e fazendo esse post… Esse foi grande…

Até a próxima. Novamente sem mensagens subliminares… Esse post me cansou…

m japonês: 特撮 Tokusatsu?) é uma abreviatura da expressão japonesatokushu satsuei(em japonês: 特殊撮影?), traduzida como “filme de efeitos especiais“. Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.

Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector e muitos ou.

Sobre Felipe Washington

Gott weiss Ich will kein Engel sein.
Esse post foi publicado em Cotidiano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Tokusatsus

  1. Pride disse:

    @_@ eu ri nesse texto, como ri em poucos na minha vida ^^
    very good…
    =P
    detalhe pros defeitos especiais ^^

  2. Envy disse:

    kkkkkkk Pride: perm morphed power ranger FTW …
    Essa foi top mesmo….lol .
    assistia vários desses seriados, ou melhor…..desses….enfim….desses. Realmente pareciam bacana na época.
    kkkkkk

Deixe um comentário

