Top 5 músicas eletrônicas da minha infância

Alô vossê, alô Brasil, chegaaaaando…. Como tem tempo que não atualizo essa bagaça, nada melhor que um Top X pra ensebar alguma coisa, por isso vou colocar aqui cinco músicas que me lembro de estourarem nas rádios na minha infância. Sem contar que as músicas são boas, então tenha o flashback aí. Queria mais, mas não lembro de nenhuma.

Todas as descrições foram escritas com a ajuda da Wikipedia, reforçando a ideia de que esse é um post só pra enrolar. Não que eu não goste de fazer isso, já que eu fico relembrando de coisas que se passaram a uns 15 anos, mas é que esse foi feito nas pressas mesmo e não vou mentir. Escrevo essa porra só pra mim mesmo, então foda-se.

Eurythmics – Sweet Dreams

Dupla britânica que fez muito sucesso na década de 80 e que após um hiato voltaram à ativa até 2005. Acho que essa foi a música deles que mais fez sucesso, já que não me lembro de outra. Como eles já estavam fodidos pelo primeiro álbum não ter sido um sucesso, eles devem ter colocado tudo nesse, já que estourar no mesmo ano de “Thriller” do tio MJ não é pouca coisa. Letra interessante também, mostra o tanto que as pessoas podem ser FDP, deixando explicitamente que algumas só querem te usar. Mas isso também pode ser uma referência ao sadomasoquismo, já que também são citadas pessoas que querem ser espancadas, torturadas, colocadas aquelas bolas na boca, as roupas de couro coladas e usadas.

Scatman John – Scatman

Scatman foi a música de sucesso do cara, por isso ele mudou seu nome artístico para Scatman também. Grande jogada, ele só seria conhecido como “O cara de Scatman” mesmo, já poupou o trabalho da galera. O cara decidiu seguir o caminho da música ao se mudar pra Alemanha. Scatman John era gago e pra incentivar as crianças que também eram, ele cantava assim pra mostrar que eles não eram aberrações da natureza, maneira como ele era tratado quando criança. Porém isso trouxe tristeza para alguns amigos meus, que ouviam as suas músicas e pensavam: “Que merda… Não sei nada de inglês…”.

Chemical Brothers – Hey Boy, Hey Girl

Dupla inglesa que tem várias músicas boas com clipes legais. Esse clipe é ótimo, pena que só fui descobrir ele na faculdade, apesar de lembrar da música a muito tempo. No clipe vemos uma garotinha nerd (ela gostava de biologia, era nerd e ponto final) que passa a ver as coisas com visãso de Raio-X. O clipe é de 1998 e já vemos que as animações digitais dos esqueletos é bem feita. Nesse clipe também vemos as diferenças entre um nerd e uma nerd: apesar de sofrer bullying, ela cresce e tem uma vida “normal”, se fosse um cara ele provavelmente teria se tornado um gordo cheio de espinhas que estaria na frente de seu computador atualizando um blog.

Eiffel 65 – Blue

Trio italiano que fez muito sucesso com essa música em 99. Só tenho uma palavra para descrever o clipe: tosco. Compare com a animação do clipe passado, os bichinhos são toscos e o “congelamento” dos artistas é só pra rir. Mas a idéia era legal e eles não deveriam ter muita grana pra desembolsar num clipe.

Daft Punk – Around the World

Esse é pra fechar bem. Adoro essa dupla francesa com seus capacetes cheios de luzes. Essa música fez sucesso em 1999, e o clipe ajudou a passar várias vezes na MTV. O clipe com os elementos visuais se relacionando aos auditivos é sensacional. Daft Punk teve uma ideia muito boa para o álbum seguinte ao de “Around The World”: fez um “filme” com os clipes de todas as músicas do álbum Discovery, o Interestella 5555, eu gostei tanto pelos clipes quanto pelas músicas. Gostei também da participação deles em Tron, tanto pela pontinha quanto pela trilha sonora, pra mim e pra várias pessoas, eles são a cara de Tron mesmo.

Curtiram a “seleção de flashback estilo dance”? Só quem já foi no Turk’s em Cuiabá vai entender essa, portanto não se preocupe se não entendeu. Uma curiosidade que só fui reparar na revisão do texto é que todos os artistas colocados aqui são europeus, exceto o Scatman, mas como ele começou a carreira lá, também pode ser considerado europeu, né? Encerro aqui a seleção tapa-buraco que fiz na cara dura em meia hora. Pelo menos eu dessenterrei coisa boa e que eu aposto que você gostou e nem se lembrava mais do nome.

Até a próxima. Vou assistir “Efeito Borboleta” agora…

Sobre Felipe Washington

Gott weiss Ich will kein Engel sein.
Esse post foi publicado em Cotidiano. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Top 5 músicas eletrônicas da minha infância

  1. Leandro disse:

    Selecao de flashback estilo dance eh o caramba. Aquele corno soh catou qualquer coisa que ele achou na net e pos num CD. -.-”

  2. Dude, i was like, omfg! o love those musics! but none played… u should fix ur website!

    nice text tho!
    i think u have future!

    • “Berdinazzi Mezzenga”!! Ow man, there was a soap opera about 15 years ago in Brazil that the main character was named this way!!
      Anyway, thanks for the tip, I’ll try to fix it.

Deixe um comentário

