Dia do Rock

O que é isso Felipe? Isso tá certo mesmo? Posts em dois dias seguidos? Isso não acontecia desde maio do ano passado, quando você abriu o blog e o Pride estava louco por posts e pageviews…

POIS VOCÊ ESTÁ VENDO CERTO!!! DOIS POSTS SEGUIDOS ESSA SEMANA!!! Claro que isso é devido um fato especial. HOJE É O DIA DO ROCK!!! Passarei algumas dicas de músicas para serem ouvidas nesse dia tão especial para nós, apreciadores desse tipo de música. VAMOS NESSA!!!

Muito bem caros apreciadores, se você clicou nesse link já subiu no meu conceito, mas vamos lá que eu tenho que explicar como vai funcionar esse texto. Para mim, a maioria das vertentes do Rock (sempre com letra maiúscula hoje) são ótimas e devem ser ouvidas no seu devido momento, pois cada hora do dia merece um tipo de música diferente. Você não vai acordar e já colocar Korn para tocar, muito menos irá dormir ouvindo Sepultura. Cada música tem o seu momento e aqui vai uma lista que fiz ano passado com exemplares de estilos de música para serem ouvidos com o passar do dia. Infelizmente eu só coloquei duas músicas por período e evitei repetir as bandas, mesmo assim VÁRIAS ficaram de fora, como Korn, citada anteriormente, mas o que vale é o que importa é a intenção. Lembrando que não são somente os barulhos, todo o trabalho e letra da música também foram considerados na minha escolha. AGORA AUMENTEM O VOLUME E USUFRUAM DESSA PORRA!!!

Começo do dia, você acaba de acordar e precisa de algo para te animar na hora de levantar, essas duas representam o Classic Metal e são ótimas para isso:

Led Zeppelin – Since I’ve Been Lovin’ You

Deep Purple – Perfect Strangers

Duas músicas calmas, com um ritmo mais lento, mas que ainda assim mostram as qualidades do Rock, como o trabalho das melodias e letras, o verdadeiro começo do Heavy Metal nos idos dos anos 70. Sem contar que gosto muito dessas duas bandas. A primeira sempre me causa arrepios quando ouço, dá pra sentir a emoção que o Robert Plant põe em sua voz e os solos do Jimmy Page são igualmente fenomenais. A segunda é uma das minhas músicas favoritas do Deep Purple, uma que não chega a ter a potência de Smoke On The Water nem a ser uma baladinha como Soldier of Fortune, mas que como a primeira, me lembra de tempos que músicos faziam música.

Metade da manhã, é hora de começar a acelerar, ir pro trabalho e produzir, não podemos mais ser tão calmos como fomos no começo e por isso vamos com o Punk Rock:

Ramones – I Don’t Wanna Grow Up

The Clash – Rock The Casbah

Acelerar sim, mas não vamos pegar pesado demais ainda pela manhã, né? Engraçado foi eu falar de ir trabalhar e colocar I Don’t Wanna Grow Up de cara, mas isso é o Punk. A primeira uma amostra do Punk de Nova York e a segunda do Punk (que nem era mais Punk nessa música) da Inglaterra. Músicas rápidas e contagiantes para dar um gás a mais após acordar.

Hora do almoço, já podemos esquentar mais as coisas e colocar algo mais pesado, vamos para uma parte um pouco mais pesada do Metal:

Black Sabbath – Sweet Leaf

Iron Maiden – Hellowed Be Thy Name

Almoço tem que ser quente, por isso as anteriores já não servem, mas nada excessivamente agitado para não causar uma indigestão. A primeira tem um dos solos e riffs mais estupendos do metal, claro que tudo na minha opinião, começa com o riff lento e entra o solo agitado, para depois voltar ao ritmo inicial. A segunda possui uma coisa que admiro muito quando dá certo, pois isso é difícil e quando funciona fica excelente, que é a quebra de ritmo no meio da música, ela vem toda tranquila e de repente parece que todo o peso cai sobre você.

Pós almoço, é hora de relaxar, pois se correr aqui pode ter um treco e para isso chega o Rock dos anos 60, aquele que mais puxava para o blues:

Jimi Hendrix – Voodoo Child

Janis Joplin – Kosmic Blues

Esses dois são fenômenos. Um era o mestre da guitarra, seguido e lembrado por todos que já tocaram nesse instrumento, criador de estilos como a distorção e o cara que ateou fogo na sua própria guitarra em um show. A outra é feia, mas detentora de uma das vozes mais marcantes de todo o Rock, sem sombra de dúvidas ela é a minha cantora favorita, todas as outras terão muito o que passar para chegar aos pés da Janis. Uma coisa em comum entre eles foi o fato de ambos terem morrido aos 27 anos, triste, mas o que teve a sua parte em transformá-los em lendas. A primeira música tem o segundo riff mais conhecido do mundo, o primeiro com certeza é Smoke On The Water, e possui todas as distorções características de Jimi. A segunda conta com a melodia e os gritos emocionantes que só Janis Joplin conseguiria colocar em uma música com tanta intensidade. O que essa mulher não tinha em beleza tinha em voz, fato.

Começo de tarde, hora de pegar pesado. Pesado mesmo, pois agora a gente começa a cansar e tem que se recuperar do descanso do almoço, logo temos Industrial Metal e Death Metal:

Rammstein – Links, Zwo, Drei, Vier

Sepultura – Territory

Duas bandas que eu gosto e que ainda estão na ativa, o que é uma raridade, mas que fazem o melhor no seu estilo. Rammstein vem com o Industrial Metal, misturando o sintetizador à música em suas letras que sempre podem ser interpretadas de várias maneiras. Links, Zwo, Drei, Vier foi escolhida por ser a última música com carga política que eles gravaram, isso por declaração deles, eu nunca consegui entender onde tem carga política na letra, mas meu conhecimento de alemão não é tão grande assim. Sepultura vem com o Death Metal da sua época de ouro, não que eu ache a atual ruim, mas é indiscutível que a melhor fase da banda foi nos discos Chaos A.D. e Roots. Territory é outra música com carga política, como várias da banda mineira. Recomendo o Roots para quem quiser se aprofundar na banda, já que ele é considerado o melhor álbum do estilo e fundiu elementos que simbolizam as culturas indígenas, negra e européia, as fundadoras do nosso país.

Fim de tarde, precisamos nos animar nesse horário e aliviar a raiva do período anterior. O dia está acabando, é hora de desestressar e fugir da raiva do trânsito para casa, para isso temos o Hard Rock.

AC/DC – You Shook Me All Night Long

Guns N’ Roses – Welcome To The Jungle

Adoro ouvir essas no carro. Bloqueiam todas as buzinas e relaxam muito. Sou suspeito para falar da primeira, já que gosto tanto dela que a usei como entrada na minha formatura. Para mim é a melhor do AC/DC e não tem nada que mude essa minha ideia. A letra também é fenomenal e cheia de trocadilhos e eufemismos, recomendo conferirem. Gosto muito da segunda também para me distrair no trânsito, gosto de Guns em geral, pena que o Axl acabou com a banda. “Guns não é Hard Rock” você pode dizer, mas Rock The Casbah também não é Punk e tá lá no começo, foda-se.

Chegou em casa e a patroa tá esperando? Pois dê um trato nela ao som dessas duas de Love/Lovy Metal (Eu realmente não sei qual é a grafia certa):

Scorpions – Still Loving You

Whitesnake – Love Ain’t No Stranger

Precisa mesmo de comentários? Essas duas músicas são fodas! E em todos os sentidos da palavra. Põe isso de fundo musical e vai fundo que não tem do quê reclamar, vai por mim. É brega, mas ainda hoje tem gente que vai em shows do Wando e curte Amado Batista, e essas são melhores.

Não tem patroa? Nem eu, para isso tenho a alternativa do fim de tarde para nós, Rage Against The Machine (que não sei classificar) e Trash Metal:

Rage Against The Machine – Sleep Now In The Fire

Metallica – Creeping Death

Duas músicas fenomenais. A primeira com uma carga de revolta política violentíssima, como todas as músicas do RATM. Gosto muito dela e do clipe, acho que eles se complementam muito bem. A segunda é a época áurea do Metallica, o segundo álbum e a letra conta a parte do Êxodo dos judeus onde a morte sai levando todos os primogênitos. Quem assistiu O Principe Do Egito sabe do que estou falando.

Meio da noite, ainda não é hora de relaxar totalmente, vamos continuar no pesado, você já deu o trato na mulher (ou em si mesmo) e tá na hora de aproveitar a noite, por isso vamos com duas que não sei classificar.

Red Hot Chili Peppers – Can’t Stop

Queen – Under Pressure

Duas músicas que não são pesadas, boas para começar a relaxar e se preparar pro fim do dia. A primeira é de um álbum que considero um dos melhores do Red Hot, o By The Way. essa música é ótima para qualquer momento, mas eu acho que ela é melhor encaixada agora, uma hora que você quer relaxar, mas não demais a ponto de dormir, ainda tem algo para curtir. A segunda é uma música do Queen que quase não é citada e para mim é a melhor deles. Mostra que o Freddie Mercury era um cantor com controle vocal impressionante, a performance dele nos palcos era fenomenal e a presença dele era sensacional. Pena que não achei um vídeo dessa música com som de qualidade e que mostrasse isso.

A noite tá acabando, a hora de dormir está chegando e o dia do Rock está acabando. Para fechar a noite com classe eu venho com os primórdios desse estilo musical:

Beatles – Hello, Goodbye

Elvis Presley – Love Me Tender

Bom, quanto a primeira, Beatles dispensa apresentações. Quanto a segunda, Elvis Presley também. Essas são músicas para quando você já está se preparando para dormir, pensando no próximo dia e nas outras músicas que ouvirá. Ótimas para dar aquela relaxada na cama.

Menções honrosas, porque várias ficaram de fora, mas essas duas merecem. Encaixe no momento que preferir.

Chuck Berry – Jhonny B. Goode

Essa é clássica e faz parte de uma das cenas do cinema mais memoráveis para mim, o baile no fundo do mar de De Volta Para O Futuro. Chuck Berry, um dos fundadores do Rock e merecedor de honras nesse dia.

Eric Clapton – Tears In Heaven

Essa é mais por motivos pessoais, mesmo sendo meio deprê ela sempre consegue me animar. Para não falar que foi só por minha conta, considere Eric Clapton por ser um grante guitarrista.

Para fechar esse post, fica um link que manterá qualquer um muito ocupado: 1001 álbuns de rock para se ouvir antes de morrer http://www.radio3net.ro/dbalbums/albume1001/

O site é da Romênia, mas é só clicar e ouvir tudo gratuitamente. Vão tranquilamente que eu olhei e não tem porcaria alí não.

Até a próxima. Acabar um texto 2h30 é foda, mas esse dia merece.

Sobre Felipe Washington

Gott weiss Ich will kein Engel sein.
Esse post foi publicado em Cotidiano e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Dia do Rock

  1. Baiano disse:

    show de bola!

  2. Marcos disse:

    Por ser o Dia do Rock ficou um post bacana. Particularmente observei essa idéia de determinadas horas do dia seguirem com sons mais calmos ou mais densos ou mais rápidos ou mais lentos variados e verifiquei que é uma questao muitissimo relativa. É claramente pessoal essa opiniao. As musicas do post sao (quase) indiscutivelmente os melhores exemplos para compor o texto de seu post.
    (Me dá certa agonia ouvir ritmos tranquilos em dias de Rage. Só quando eu sei que a falta de desse tipo de sonoridade faz falta escapo para lá. Duram apenas alguns miseros minutos para logo depois começar a porradaria cotidiana. Que cada um seja contente com o que quiser ouvir e sentir!)
    Mas bom texto anyway, Felipe!

    • É Marcão, eu sou assim também, fico 90% do meu tempo na porradaria… Mas esse ponto que você ressaltou é importante mesmo, mais do que apenas colocar as músicas de acordo com os períodos do dia, devemos escolher conforme nosso humor está no dia. Tem dias mais calmos que a gente não escuta mais que o Rock puxado para o Blues de Janis Joplin e Jimi Hendrix, mas tem dias que eu mesmo não escuto nada que seja mais calmo que Sepultura.
      Enfim, escrevi esse texto mais por conta das conversas que tínhamos na faculdade sobre esse assunto e aproveitei o Dia do Rock para postas.
      Valeu pelo elogio aí.

Deixe um comentário

